Alan Wallace no Brasil: autor lança edição brasileira de "Hidden dimensions"

Abaixo, encontram-se disponíveis o texto da quarta capa de Dimensões escondidas: a unificação de física e consciência, assinado pelo Lama Padma Samten; o texto de orelhas; e o sumário do livro.
Na seção Leituras, encontra-se disponível o prefácio da obra, assinado pelo autor.

Mais informações sobre o livro no release disponível na Sala de Imprensa.

Mais informações sobre a vinda de Alan Wallace no site do Instituto Caminho do Meio.

Para conhecer mais o autor, além da página de sua biografia neste site (com link para o site pessoal de Wallace), pode-se também acessar as entrevistas realizadas com ele em 2005, quando veio ao Brasil pela primeira vez.

Sobre “Dimensões Escondidas”: a palavra de Padma Samten

Estamos imersos em uma cultura que olha o mundo como fixo e surgido externamente. Nesta perspectiva o papel de cada um de nós é muito limitado e, não compreendendo variáveis importantes presentes na experiência da realidade, terminamos frustrados com nossas visões de mundo. Os grandes pais da física quântica compreenderam partes importantes da questão da realidade surpreendente da qual fazemos parte, mas não o mundo interno da própria mente. Vejo que Dimensões Escondidas supre essa lacuna e permite uma aproximação à mente dos mestres e sua visão de realidade. Trata-se de um trabalho de dimensão histórica na transformação positiva de nossa cultura, reconectando cada um de nós com a responsabilidade de agentes criativos da realidade.

Padma Samten

Sobre “Dimensões Escondidas”: orelhas

Transpondo a lacuna entre o mundo da ciência e o reino espiritual, B. Alan Wallace introduz uma teoria natural da consciência humana com raízes na física contemporânea e no budismo. A “teoria especial da relatividade ontológica” sugere que os fenômenos mentais são condicionados pelo cérebro, mas não emergem dele. Em vez disso, o mundo de mente e matéria, sujeitos e objetos, surge de uma dimensão unitária da realidade que é mais fundamental que essas dualidades, conforme proposto por Wolfgang Pauli e Carl Jung.

Para testar essas hipóteses, Wallace emprega a prática meditativa budista de samatha, que refina a atenção e a metacognição, para criar um tipo de telescópio para examinar o espaço da mente. Recorrendo ao trabalho do físico John Wheeler, ele propõe então uma teoria mais geral na qual a natureza participativa da realidade é visionada como um circuito auto-excitado. Ao comparar essas idéias com a teoria budista conhecida como filosofia do Caminho do Meio, Wallace explora aspectos adicionais de sua “teoia geral da relatividade ontológica”, que podem ser investigados por meio de meditação vipasyana, ou insight. Wallace enfoca o tema da simetria em relação à cosmologia quântica e ao “problema do tempo congelado”, relacionando esses assuntos à teoria e às práticas da escola da Grande Perfeição do budismo tibetano. Conclui com uma discussão do tema geral da complementaridade no que se relaciona à ciência e religião.

As teorias da relatividade e da mecânica quântica foram grandes feitos das ciências da física, e a teoria da evolução teve impacto igualmente profundo nas ciências da vida. Contudo, ainda não existem métodos científicos rigorosos para se observar os fenômenos mentais, e o naturalismo tem limites para lançar luz sobre o funcionamento da mente. Pioneiro na pesquisa moderna sobre a consciência, Wallace oferece um método prático e revolucionário para se explorar a mente, que combina os insights mais perspicazes de físicos e filósofos contemporâneos com as consagradas tradições meditativas do budismo.

Sobre “Dimensões Escondidas”: sumário

Prefácio e agradecimentos

1. A história antinatural da ciência

2. Os muitos mundos do naturalismo

3. Rumo a uma teoria natural da consciência humana

4. Observando o espaço da mente

5. Uma teoria especial da relatividade ontológica

6. Experimentos de alta energia em consciência

7. Uma teoria geral da relatividade ontológica

8. Experimentos em consciência quântica

9. Simetria perfeita

Notas
Bibliografia
Índice remissivo

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com