Artes visuais na educação inclusiva – release

Editora Peirópolis lança livro que divulga as metodologias e práticas do Instituto Rodrigo Mendes para lidar com a questão da inclusão.

 

FICHA TÉCNICA

Título: Artes visuais na educação inclusiva – Metodologias e práticas do Instituto Rodrigo Mendes
Autores: Rodrigo Hübner Mendes, José Cavalhero e Ana Maria Caira Gitahy
Organizadora: Luciana Tonelli
Formato: 20 x 27 cm
Capa: brochura
Nº de páginas: 144
ISBN: 978-85-7596-184-1

 

A Editora Peirópolis lança a obra Artes visuais na educação inclusiva – Metodologias e práticas do Instituto Rodrigo Mendes, de autoria do fundador do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), Rodrigo Hübner Mendes, em parceria com o coordenador do Programa Singular, José Cavalhero, e a coordenadora do Programa Plural, Ana Maria Caira Gitahy.

O livro vem compartilhar a experiência de dezesseis anos do IRM, posicionado entre as dez ONGs mais confiáveis de São Paulo, com o ensino de artes visuais para públicos heterogêneos (diferentes origens sociais, culturais, características físicas e cognitivas) e formação de educadores sobre o tema da exclusão / inclusão. Com a sua publicação, a Editora Peirópolis e o Instituto Rodrigo Mendes esperam contribuir para que professores, gestores de instituições e educadores em geral encontrem formas de lidar com as diferenças humanas em sala de aula e em todos os outros espaços públicos que têm se deparado com a questão da inclusão. Afinal, nas palavras de seu fundador, “o instituto tem como um dos seus grandes desafios a promoção de um estado de convivência entre os diferentes.”

Considerando que as comunidades escolares têm sido desafiadas a quebrar o paradigma segregacionista que ainda predomina na escola, mas com poucos referenciais para fazê-lo, este livro sobre a experiência de uma escola de artes visuais inclusiva é muito bem-vindo. O livro traz as metodologias e práticas exercitadas pelo IRM, seja nos ateliês do Programa Singular, abertos a todos os interessados em artes visuais, seja nos cursos de formação de professores do Programa Plural. O Programa Singular auxilia os alunos a exercerem a autonomia a partir do estímulo à criatividade e o Programa Plural é um curso de formação continuada para professores que trata e investiga a temática da inclusão e exclusão a partir da experiência acumulada no Programa Singular. “Pensar em educação inclusiva exige romper com algumas das referências que herdamos e inventar novas formas de educar”, afirma Rodrigo Mendes.

 

Sobre os autores:

Rodrigo Hübner Mendes é graduado e mestre em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. É fundador presidente do Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos que desenvolve programas de inclusão no campo de arte e da educação em diversas cidades brasileiras. Desde 2004 integra a rede internacional de empreendedores da Ashoka. Em 2008 foi eleito membro do Young Global Leaders, comunidade de jovens lideranças criada pelo Fórum Econômico Mundial.

José Cavalhero é graduado em artes plásticas pela FAAP e pós-graduado pela ECA-USP. Atualmente coordena o programa Singular do Instituto Rodrigo Mendes. É pesquisador de abordagens educativas em artes e trabalha com formação de educadores em instituições de educação formal e não formal em várias regiões do Brasil. É coautor de livros sobre metodologia em arte-educação e projetos culturais. Desde 2000 tem como foco de suas pesquisas a inclusão.

Ana Maria Caira Gitahy é formada em pedagogia pela PUC-SP e doutoranda no Programa Educacíon y Artes Visuales: um enfoque construccionista da Universidade de Barcelona. Atualmente coordena o programa Plural do Instituto Rodrigo Mendes. O programa oferece cursos de formação continuada que tratam e investigam a temática da inclusão/exclusão abordada a partir das artes visuais. Ana é também autora de livros para o público infantojuvenil.

 

Sobre a Editora Peirópolis:

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br

2 Comments

  • Anne Soray Posted 27 de fevereiro de 2014 12:44

    Bom dia! Gostaria de uma informação que a editora vez uma coleção de livro para o PNBE, então queria saber com faço para adquirir essa coleção.

    Atenciosamente

    Coordenadora de Artes.

    • Reborges Posted 27 de fevereiro de 2014 15:20

      Olá, Anne, a editora Peirópolis inscreve livros no PNBE há quase 10 anos. São livros de literatura para crianças e jovens, em sua maioria. Há também em nosso catálogo livros para o educador, sobre artes. Você quer dicas deles? Grande abraço, equipe Peirópolis

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com