Brinquedos do chão – release

Peirópolis e Alana lançam série de livros sobre o imaginário, a natureza e o brincar

A Editora Peirópolis e o Instituto Alana lançam no sábado, dia 05 de novembro, às 18 horas, em A CASA – Museu do objeto brasileiro (Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros – São Paulo – SP – tel. (11) 3814 9711), o livro Brinquedos do chão: o imaginário, a natureza e o brincar, de Gandhy Piorski. O livro é o primeiro de uma série de quatro volumes que relacionam o imaginário e o brincar aos elementos da natureza.

O evento inclui sessão de autógrafos, abertura de uma exposição de brinquedos e a apresentação musical do grupo UIRAPURU, seguida de coquetel.

Já no dia 8 de novembro, a partir das 19h30, será a vez do Rio de Janeiro. O Alana Rio, em parceria com o projeto Criança e Natureza, promoverá o lançamento do livro no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB (Praça Tiradentes, 71 – Centro, Rio de Janeiro – RJ).

 

Informações para a imprensa

Editora Peirópolis – Assessoria de Imprensa

Communica Brasil

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br

Renata Rosa – renata@communicabrasil.com.br Tel. 55 11 3868-0300

Instituto Alana

2PRÓ Comunicação

Belisa Barga – belisa.barga@2pro.com.br

Carolina Veneroso – carolina.veneroso@2pro.com.br

Tel.: 55 11 3030-9401


Brinquedos do chão: o imaginário, a natureza e o brincar

Gandhy Piorski

156 páginas – 42 reais

Impresso, digital em epub e KF8, e com conteúdo complementar em audiovisual

 

Este livro inaugura uma série que explora a imaginação do brincar e sua intimidade com os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, e revela a voz livre e fluente da criança em sua trajetória de moldar a si própria, tão esquecida nos estudos sobre a infância.

Assim como o brinquedo, interessa ao autor, artista plástico, teólogo, pesquisador da infância e do imaginário, a brincadeira e seu universo simbólico; a experiência da criança quando, em comunhão com a natureza e em sua vivência transcendente, brinca e significa o mundo.

O primeiro volume é dedicado aos brinquedos da terra, que caracterizam, na produção material, gestual e narrativa da infância, a investigação da matéria e as operações da imaginação no forjar a elaboração e o enraizamento dos papéis sociais na casa, na família e no mundo.

O estudo desdobrou-se também em várias exposições de brinquedos colecionados ao longo dos anos, e seu corpo teórico vem repercutindo em diferentes espaços em que a criança é tema de interesse.

 

 

“Gandhy sabe nos guiar aos labirintos destes caracóis-crianças que nos levam para dentro de nós mesmos a dialogar com a pedra, o barro, a chuva, o animal, o vento, a madeira, os trastes, os elementos, o minúsculo e, por conseguinte, o cósmico (ou mesmo, cosmogônico)”.

Marcos Ferreira Santos, professor de mitologia e livre-docente da USP

  

Com o mesmo rigor da busca de um menino para matar sua curiosidade, Gandhy foi com maestria atrás da compreensão do universo infantil. Raras são as pesquisas dos saberes e imaginação da criança: só por isso este livro já é um presente”.

Ana Lúcia Villela, pedagoga, presidente do Instituto Alana

 

Sobre Gandhy Piorski

Gandhy Piorski nasceu em 1971 no município de Codó, no Maranhão. Artista plástico, teólogo e mestre em Ciências da Religião, é pesquisador nas áreas de cultura e produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades, discute as narrativas da infância e seus artefatos, brinquedos e linguagens, a partir dos quais realiza exposições e intervenções. É curador e consultor de diversos projetos relacionados com a criança nas áreas de cinema, dança, teatro, literatura, arquitetura e educação. Atualmente, é consultor do Instituto Alana.

 

Sobre a Editora Peirópolis

A Peirópolis desenvolve desde 1993 linhas editoriais que incluem educação e suas metodologias. Seu catálogo é rico em obras que tratam da cultura da infância e do brincar. www.editorapeiropolis.com.br/brinquedosdochao

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

www.institutoalana.org.br

 

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com