Frankenstein em quadrinhos – relase

EDITORA PEIROPÓLIS LANÇA FRANKENSTEIN EM QUADRINHOS EM SP E NO RJ

Eventos de lançamento da versão HQ de Frankenstein acontecem no dia 19 de abril, às 19h, na Livraria da Vila da Alameda Lorena, em São Paulo, e no 14º Salão FNLIJ do Rio de Janeiro, no dia 26 de abril, às 11h.

 

FICHA TÉCNICA

Título: Frankenstein em quadrinhos

Autora: Mary Shelley

Versão em quadrinhos: Taisa Borges

Formato: 20,5 x 27 cm

Nº de páginas: 64

ISBN: 978-85-7596-251-0

 

A artista plástica Taisa Borges, ganhadora do prêmio ‘Melhor Livro de Imagem de 2006’ pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), lança, este mês, em eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro a obra clássica de autoria de Mary Shelley, Frankenstein, em versão HQ. Os lançamentos acontecem no dia 19 de abril, às 19h, na Livraria da Vila da Alameda Lorena, e no dia 26 de abril, às 11h, no 14° Salão FNLIJ do livro para crianças e jovens, respectivamente.

Criado pela inglesa Mary Shelley em 1817, então com apenas 19 anos, o romance Frankenstein tornou-se extremamente popular, com inúmeras adaptações para o teatro, o cinema e TV. Nesta versão em quadrinhos da Editora Peirópolis, Taisa apresenta seu olhar sobre a obra, buscando alcançar em imagens os temas que atravessam a história e que ainda hoje ecoam na cultura, como as contradições que envolvem o desenvolvimento da ciência frente aos mistérios da natureza, o desejo de realizações grandiosas em contraponto ao sossego da vida doméstica, a dificuldade de o homem exercer uma conduta acolhedora frente a um outro radicalmente diferente.

Nas palavras do consultor literário Maurício Soares Filho, autor do texto de introdução de Frankenstein em quadrinhos, o livro é produto do encontro da mente inquieta da jovem inglesa Mary Shelley com os traços fortes e de personalidade marcante da artista Taisa Borges. “Taisa foi capaz de fazer a terrível trajetória de Victor Frankenstein emergir das profundezas escuras do Romantismo diante de nossos olhos”, destaca.

Como em todos os títulos da coleção Clássicos em HQ da Editora Peirópolis, há um posfácio assinado pelo cartunista. No caso de Frankenstein em quadrinhos, Taisa Borges escolheu a forma epistolar para contar sua experiência, escrevendo para sua irmã, sintonizando-se assim com a forma do livro de Mary Shelley. No posfácio de Taisa, ela registra que “ao desenhar essa história, que é uma peróla de simplicidade e, ao mesmo tempo, de densidade incomum, pensava na jovem Mary Shelley com seus 19 anos, de férias, na Suíça, escrevendo essa pequena obra-prima. Durante o trabalho, eu me perguntava se conseguiria alinhavar com os meus desenhos um texto tão especial. Que desafio!”

A Coleção Clássicos em HQ da Editora Peirópolis inclui também versões para quadrinhos das obras: Dom Quixote (Cervantes por Caco Galhardo); Os Lusíadas (Camões por Fido Nesti); O Corvo (Poe por Luciano Irrthum); Demônios (Aluísio Azevedo por Eloar Guazzelli); Conto de escola (Machado por Silvino); Auto da barca do Inferno (Gil Vicente por Laudo Ferreira) e A Divina Comédia (Dante por Piero e Giuseppe Bagnariol). Já para o final de 2012, a editora prevê o lançamento do livro de Virginia Woolf, Orlando, que será transposto para a HQ pela quadrinista Luana Geiger em parceria com a roteirista Luciana Penna.

 

Sobre Mary Shelley

Nasceu em 1797, em Londres, e era filha de uma das precursoras do feminismo militante – Mary Woolstonecraft – que morreu apenas dez dias após o nascimento da menina. Foi criada pelo pai, William Godwin, renomado filósofo de inspiração iluminista. Casou-se aos 19 anos com o poeta Percy Bysshe Shelley, após a mulher dele ter se suicidado. Com uma vida repleta de desilusões, que incluem a perda prematura de três dos quatro filhos que teve com Shelley e do próprio marido com apenas 30 anos, sua história já seria assunto para uma grande obra romântica. Embora muito reclusa e reticente em falar de sua vida pessoal, tornou-se conhecida como escritora – logo após publicar Frankenstein, seu primeiro e mais famoso romance, em 1818, aos 21 anos de idade. Mary Shelley morreu de um tumor cerebral, em sua cidade natal, em 1851, aos 54 anos.

 

Sobre Taisa Borges

Desde criança Taisa Borges gosta de contar histórias. A menina faladeira foi percebendo que as palavras não eram suficientes para expressar-se. Quando pintou seu primeiro quadro, se deu conta de que uma imagem “esconde” inúmeras palavras. Desde então, Taisa fala pouco e conta muitas histórias. Depois de graduar-se em Artes Plásticas, estudou artes e desenho de moda em Paris. De volta a São Paulo, desenvolveu estampas e trabalhou com design gráfico. Hoje, a artista plástica dedica-se à ilustração infantil. É autora de quatro livros que integram a coleção “Livro de imagem”, da Editora Peirópolis.

 

Sobre a Editora Peirópolis

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br

 

SERVIÇO: SÃO PAULO – LIVRARIA DA VILA

Lançamento do livro Frankenstein em quadrinhos – Sessão de autógrafos com a presença da ilustradora Taisa Borges.

Quando: 19 de Abril

Onde: Livraria da Vila – Alameda Lorena

Horário: às 19h

Endereço: Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista

Telefone: (11) 3062-1063

 

SERVIÇO: RIO DE JANEIRO – 14º SALÃO FNLIJ

Lançamento do livro Frankenstein em quadrinhos – Sessão de autógrafos com a presença da ilustradora Taisa Borges.

Quando: 26 de Abril

Onde: Centro de Convenções SulAmérica – no Auditório

Horário: às 11h

Endereço: Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova

Telefone: (21) 2262-9130

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com