adult dating meet single dating Region Picardie adult dating online dating personality Region Champagne-Ardenne free online adult dating personals Hawaii adult dating finder friend personal Arrondissement de Virton dating sites for lesbians Tochigi-ken

Resenha sobre “Cultura de Paz” – UOL Educação

Cultura de Paz

Volume reúne documentos e propostas de reflexão e ação

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

É ponto pacífico: questões como paz, tolerância e direitos humanos não podem deixar de estar presentes nas escolas. Certamente, precisam estar no foco de ação de todo educador e cidadão, numa época como a atual, em que autoritarismo, corrupção, ignorância e violência têm atingido níveis insuportáveis
Somente a reflexão sobre essas questões pode servir como ponto de partida para uma modificação dos rumos do presente, com a proposição de novos modelos, exemplos, perspectivas e esperanças para as novas gerações. É justamente isso que se encontra nesse livro de Cristina Von, que apresenta o conceito de “cultura de paz”, bem como o que indivíduos, grupos, escolas e organizações podem fazer por ela no seu âmbito de atuação.Nesse sentido, a autora propõe uma concepção de ética que ultrapassa a passividade, descartando as idéias românticas e utópicas, que criam a falsa impressão de que a paz acontecerá naturalmente, sem algum esforço. Ao mesmo tempo, considera que o entendimento da tolerância como simples represamento do ódio e de preconceitos conduz inevitavelmente à manutenção das injustiças, seja no plano social, pessoal ou até mesmo ecológico.

O livro traça também um retrato/panorama da atual situação mundial quanto a população, fome, pobreza, desenvolvimento humano, desarmamento e religiões. Além disso, esclarece que enquanto continuarmos a entender os direitos humanos sem um compromisso ético, o aperfeiçoamento pessoal e a responsabilidade cidadã, não se chegará a uma noção verdadeira de justiça.

Para fundamentar suas idéias, Cristina Von reúne documentos sobre os temas citados, como por exemplo “A Declaração Universal dos Direitos Humanos” ou a “Carta da Terra”. Estabelece, assim, um novo paradigma para se pensar a cultura da paz. Porém, como ressalta a autora, esse “não é um livro de respostas prontas, é um material de conscientização para aqueles que estão interessados em construir um mundo melhor”.

Indicação

Para professores em geral. Pode ser usado com alunos a partir do Ensino Fundamental, mas nem por isso deixa de interessar aos do Ensino Médio. É particularmente interessante para o desenvolvimento de projetos, uma vez que aponta caminhos e traz sugestões de atividades.
Cultura de Paz
Cristina Von
Editora Peirópolis
152 págs.

[clique aqui para acessar]

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com